11/12/2008

Literalmente Araken

Não tenho qualificações para classificar Araken Vaz Galvão. Para mim, ele é um personagem descarrilhado da História que resolveu pairar entre nós, mortais, e, pior, entre os nós da cultura.
Araken nos envia um texto a discutir. Sobre as Letras.
Mando aqui os primeiros parágrafos e um link para quem quiser ler o resto. Umas duas laudas que dão pano-pra-manga. Eu mesmo discutiria umas coisinhas. Leia:

Letras, por quê?

Sempre me perguntei por que as pessoas estudam letras. E essa minha indagação faz-se mais insistente porque vejo proliferar o número de cursos de literatura, enquanto o número de leitores cresce apenas vegetativamente, quando cresce...

Por que, então, se estuda letras?

Esse instigante enigma levou-me a aventar a hipótese de que há algo de muito errado na elaboração da grade curricular dos cursos de letras em nosso país. Formam-se jovens professores que deverão ensinar a outros mais jovens, os quais, por suas respectivas vezes, irão ensinar a outros e assim sucessivamente, apenas teoria literária.

Em outras palavras, formam-se professores para ensinar literatura, e não professores para ensinar os alunos a gostar de ler.

Leia mais: clique aqui.

Um comentário:

  1. Roberto, por ser (desejar ser)um artesão da palavra, uso-as em profusão porque as amo. Nada mais belo, para mim, do que ler em voz alta um texto e ouvir a música que emana das palavras de outrem por mim repetidas. Se o texto é meu, e se acho que fui feliz ao escrevê-lo, emociono até as lágrimas. As vezes me digo: Caramba, como consegui escrever isso. Sou assim, gosto das palavras, dos seus sons. Todos os meus textos são longos.Quando me instigam, respondo: Se os acha longos, não os leia.
    Tenho dito.
    Araken

    ResponderExcluir