16/08/2009

Primeiro Traço


Aqui está meu rebento. Um manual de roteiro que nasceu e cresceu ao longo de uma série de Oficinas de Roteiro que ministrei entre 1993 e 2007. É claro que não está aí tudo que devia estar. Primeiro, seria um livro interminável e, segundo, eu não teria capacidade de escrevê-lo. Que fique incluído nas listas dos livros intermináveis de Borges...
Este pequeno manual que apresento é um livro que tenta abordar o essencial do processo de elaboração e roteirização de estórias para cinema, tentando passar ao largo das determinações e adesões poéticas particulares, sejam elas conservadoras ou vanguardistas. O alvo é a habilidade de contar estórias. Só isso, num certo sentido e em certos ambientes, já pode se considerar como atitude conservadora. Se for, aqui assumo. O que eu gostaria de adquirir, junto com os leitores em geral, é a capacidade de produzir graça e encantamento através de narrativas. Tenho cá minhas crenças nas virtudes da simplicidade e estou buscando alcançá-la. Não na vida, não sou deus, nas obras, apenas. No mais, quem se interessar poderá encontrar alguns exemplares pelas livrarias.
Foi lançado no ICBA, Corredor da Vitória, em Salvador, dia 25 de agosto passado. Depois haverá um lançamento em Cachoeira, onde ensino. Quem, fora de Salvador, se interessar pelo livro pode entrar em contato com a EDUFBA pelo endereço: coedufba@ufba.br ou pelo telefone: (71) 3263-6164

5 comentários:

  1. Roberto,
    Parabéns pelo livro e obrigado pelos conhecimentos compartilhados em sala de aula e na vida!

    Abraços de Elemento Deletério!

    Matheus Vianna

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Roberto, como participei de uma turma em 2001, estou no meio do caminho desse rebento que foi muito importante para minha formação em roteiro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Marcela Moreira24/08/2009, 10:35

    Já mandei pelo orkut, mas aqui vai outro: PARABÉNS!!!!! É um imenso orgulho ter sido sua companheira de media effects, rsrs... :)

    ResponderExcluir
  4. Ola Roberto Duarte
    Tudo bem com voce? Já faz muito tempo que trabalhamos juntos em comerciais e institucionais (UFRJ ), lembra ?
    Parabéns pelo lançamento do seu livro. Atualmente moro na cidade de Penapolis - SP e descobri seu email no Cinemabrasil. Criei o blog www.movimentoculturalpenapolis.blogspot.com e aqui tento fazer alguma coisa na area cultural.
    Abraços
    Reinaldo Cozer

    ResponderExcluir
  5. Olá, Roberto. Em que livraria seu livro pode ser encontrado?

    ResponderExcluir