18/05/2008

Comentário definitivo

Recomendo vivamente a leitura de um comentário sobre o texto FRATURAS, mais abaixo, enviado pelo poeta gaúcho Jean Scharlau. Trata-se do texto "O Brasil sob a hegemonia cultural estrangeira" de Samuel Pinheiro Guimarães, secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O texto foi publicado pela Agencia Latinoamericana de Información e republicado no "Hora do Povo". NÃO DEIXE DE LER. É um texto que merece ser copiado e divulgado amplamente.
(Curiosidade: quando pedi opinião ao amigo Araken Vaz Galvão sobre o blog que mal tinha sido publicado, ele usou o início de um conto deste mesmo Jean Scharlau, "O Escuro":
"Nas trevas da noite profunda, tateando o homem insone busca seus óculos e não os encontra (enquanto derruba duas ou três coisas), busca o interruptor e este não funciona (ué, será que faltou luz?), então, num gesto habitual, em busca pavloviana da conhecida segurança e
conforto ele pega um livro à sua cabeceira e o abre. Simultaneamente se acha abobalhado (ou será já a senilidade?), porém surpreso vê que faz-se um semi clarão no breu, as letras fosforecem à sua frente, num lusco-fusco espectral... claramente ilegível - pois quem é que lê espectros, senão os médiuns e os radiologistas?"
- É mais ou menos assim que eu percebo uma página em preto, comentou Araken. E mais não foi dito nem lhe foi perguntado. O blog agora é vermelho.)